Os carros convencionas, que funcionam a base de combustíveis fósseis, assim como gasolina e diesel estão cada vez mais sendo substituídos pelos veículos elétricos (VEs), por uma série de fatores.
O principal deles é que este tipo de carro não prejudica o meio ambiente e o efeito estufa, pois trabalha com uma fonte de energia limpa e renovável.
Vale ressaltar que o reabastecimento deste tipo de energia para os automóveis ocorre através dos carregadores automotivos. Mas afinal você sabe o que são e como eles operam?
Não? Então, continue lendo este artigo e saiba tudo sobre o assunto.
Como que funcionam os carregadores automotivos?
Os carregadores automotivos de carros elétricos funcionam para disponibilizar energia elétrica ao veículo, recarregando a bateria do carro, sem utilizar combustíveis fósseis e sem poluir o ambiente.
O processo é projetado para ser seguro, eficiente e compatível com os padrões de carregamento de veículos elétricos, podendo acontecer por diversas formas.
Aliás, vale lembrar que existem diversos modelos de carregadores de carros elétricos, com diferentes capacidades de carregamento e conectores.
Para você entender melhor como que ocorre este processo, fizemos uma lista com uma visão geral de como esses carregadores funcionam. Veja abaixo:
Conexão Física:
O primeiro passo é conectar o cabo de carregamento do carregador ao veículo elétrico.
Os carregadores possuem um conector específico que se encaixa no ponto de carregamento do carro, que normalmente está localizado na parte frontal ou traseira, próximo à grade do radiador ou no para-choque.
Identificação e autenticação:
Na maioria das ocasiões, o usuário precisa se identificar e autenticar para usar o carregador.
Basta inserir um cartão RFID, usando um aplicativo móvel ou, em certos casos, simplesmente pressionando um botão no carregador para começar o processo de carregamento.
Comunicação com o veículo:
Uma vez conectado e autenticado, o carregador e o veículo estabelecem uma comunicação para determinar a capacidade de carregamento suportada pelo veículo.
Além de garantir que a bateria do carro seja carregada de acordo com as especificações do fabricante.
Conversão de energia:
O carregador converte a energia da fonte de alimentação (geralmente eletricidade da rede elétrica) em uma forma que pode ser utilizada pela bateria do veículo.
Isso pode envolver a conversão de corrente alternada (AC) em corrente contínua (DC), porque geralmente as baterias de carros elétricos armazena energia em forma de corrente contínua.
Monitoramento:
Durante o processo, o carregador monitora constantemente o estado da bateria do veículo e ajusta a taxa de carregamento conforme necessário para garantir a segurança da carga.
Vale reconhecer que esta ação envolve a medição da temperatura, a tensão e a corrente da bateria.
Finalização e desconexão:
Quando a bateria atinge o nível de carga desejado ou quando o usuário decide interromper o carregamento, o carregador diminui a taxa para carregar 100% e, eventualmente, desliga a energia.
Com isso, a pessoa pode então desconectar o cabo de carregamento do veículo e seguir viagem com o carro.
Instale um carregador automotivo na PlugCar:
Entendeu como que funciona os carregadores automotivos para automóveis elétricos?
Portanto, não deixe para depois. Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e faça uma cotação para instalar o carreador no seu carro agora mesmo.
Por Gabriel Gozzoli